O meu género favorito são filmes baseados em factos reais. É particularmente gratificante assistir a filmes sobre eventos que ainda não conhecíamos. Este filme trata precisamente de um desses eventos. Talvez não muito divulgado ou conhecido, mas daqueles que podem ter influenciado indiretamente o curso da história.
Um filme de duas horas realizado por John Madden. Foi o primeiro filme deste realizador que tive oportunidade de ver, por isso não sabia previamente do que se tratava. Mas, no geral, não me arrependi de todo. O enredo principal não se arrasta e os eventos-chave desenvolvem-se logo no início do filme. Apesar das constantes inserções breves sobre vidas pessoais, não se pode dizer que o filme seja monótono. É cativante e intrigante, fazendo-nos preocupar com as personagens principais. Embora, naturalmente, o seu principal valor sejam os eventos e factos históricos que serviram de base ao argumento.
Vou tentar não dar spoilers excessivos, embora seja difícil. Então, a história relata uma operação secreta dos serviços secretos britânicos em 1943, cujo objetivo era desinformar a Alemanha nazi antes do desembarque aliado na Europa. Os britânicos utilizaram o corpo de um homem falecido, fizeram-no passar por um oficial dos Royal Marines, permitiram "acidentalmente" que o corpo fosse encontrado pelos alemães na costa de Espanha, e colocaram nos seus bolsos documentos secretos falsos, alegando que os Aliados planeavam desembarcar na Grécia e na Sardenha, e não na Sicília.
Uma das coisas mais importantes que valorizo num filme é que, após o visionamento, este permaneça na memória durante muito tempo, suscitando questões que nos levem a procurar respostas adicionais ou simplesmente a discutir o filme com alguém. Este filme é exatamente assim. Depois de o ver, fiquei com vontade de estudar com mais detalhe este evento histórico — o quanto influenciou o curso da Segunda Guerra Mundial, e também até que ponto a história apresentada no filme foi distorcida. Para minha grata surpresa, as distorções são mínimas, o que significa que se pode considerar que o filme transmitiu toda a atmosfera da época e a importância deste evento que é retratado.